sexta-feira, 18 de março de 2011

Não nos preocupemos com coisa alguma

 
Não nos preocupemos com coisa alguma
Fonte: programa "sorrindo para a vida", da Canção nova, em 18 de março de 2011


A Palavra meditada hoje está em Filipenses 4, 4- 13:
4. Alegrai-vos sempre no Senhor! Repito, alegrai-vos! 
5. Seja a vossa amabilidade conhecida de todos os homens! O Senhor está próximo. 
6. Não vos preocupeis com coisa alguma, mas, em toda ocasião, apresentai a Deus os vossos pedidos, em orações e súplicas, acompanhadas de ação de graças. 
7. E a paz de Deus, que supera todo entendimento, guardará os vossos corações e os vossos pensamentos no Cristo Jesus. 
8. Quanto ao mais, irmãos, ocupai-vos com tudo o que é verdadeiro, digno de respeito ou justo, puro, amável ou honroso, com tudo o que é virtude ou louvável. 
9. Praticai o que de mim aprendestes e recebestes e ouvistes, ou em mim observastes. E o Deus da paz estará convosco. 
10. Muito me alegrei no Senhor, porque, afinal, refloresceu vossa solicitude por mim. Na verdade, tínheis essa solicitude, mas não tínheis ocasião de manifestá-la. 
11. Não digo isso por estar passando necessidade. Pois aprendi a me bastar em qualquer situação. 
12. Sei viver na penúria e sei viver na abundância. Aprendi a viver em toda e qualquer situação: estando farto ou passando fome, tendo de sobra ou passando falta. 
13. Tudo posso naquele que me dá força.


Deus apresenta esta Palavra neste dia, direcionada para aqueles que estão sofrendo, pois isso era exatamente o que o apóstolo Paulo estava vivendo. Naquele momento em que São Paulo estava vivendo privações, ele escreve conforme a inspiração do Espírito Santo: "Alegrai-vos no Senhor". O fato de amarmos a Deus e seguir os conselhos d'Ele não nos isenta das dores e do sofrimento. Basta olharmos a nossa história para percebermos as tribulações pelas quais já passamos. Hoje a Palavra nos ensina que mesmo passando por dificuldades, não devemos deixar que a alegria desapareça de nosso interior.
As pessoas precisam perceber em nós que, mesmo tomados pela tribulação, não nos empenhamos em apenas reclamar e murmurar. Mas quando isso é possível e por quê? Quando acreditamos que o Senhor está próximo de nós. Quando lemos a Sagrada Escritura o Espírito Santo se faz presente. 
Em momento algum Deus nos deixou sós. Em todos os momentos em que você superou as tribulações Deus esteve ao seu lado, motivando-o e o inspirando. Por isso não nos preocupemos, o Senhor está próximo. Precisamos apenas recorrer a Deus. Em todos os momentos de fraqueza, sejamos humildes em solicitar o socorro d'Aquele que pode nos dar ajuda. Sempre que relutamos em pedir socorro ao Senhor é sinal de orgulho.
Nós que rezamos, o fazemos porque não perdemos a esperança. Ao suplicar ajuda de Deus nosso coração deve estar sempre em ação de graças. Quem vive dessa forma é uma pessoa pacífica, ela comunica a paz. 
O apóstolo dos gentios, quando fez esse discurso, estava se sentindo rejeitado, mas nem por isso deixou como mensagem as suas lamúrias e queixas, porque sofria. Pelo contrário, ele mostra a confianca de quem não foi abandonado por Deus, por isso a mensagem é para que nos alegremos sempre no Senhor e tenhamos confiança n'Ele!
Paulo, sendo de Cristo e apóstolo, apesar de passar por muitas dificuldades, escreve que aprendeu a viver nas privações, tanto na penúria como na fartura. Algumas pessoas somente sabem viver na penúria e quando têm oportunidade de ter um pouco mais de dinheiro, não sabem gastá-lo nem mesmo com coisas importantes para elas, como ir ao médico, comprar uma roupa melhor, cuidar da aparência ou da saúde. Algumas pessoas que foram submetidas a vida inteira à penúria, quando passa essa fase, não sabem tirar proveito na abundância.
Da mesma maneira, há pessoas que também só sabem viver na abundância. Por menor que seja a privação, elas começam a se desesperar, simplesmente, por não poderem fazer as mesmas coisas de antes. Algumas, nessa situação, tomadas pelo orgulho, continuam a manter o antigo padrão e acabam por viver na extrema pobreza.
Não devemos viver depressivos por causa desses momentos, seja na miséria seja na abundância. Com Deus nós aprendemos a viver em qualquer situação. Mas de onde tiramos forças para viver e superar essas provações? A nossa força vem d'Aquele que tudo nos fortalece.
Todos nós já tocamos em nossa impotência. Reconhecemos que não temos recursos para sequer sair do problema. Quando tocamos a nossa incapacidade, descobrimos que há um socorro divino que nos sustenta e não nos permite cair. Essa força espiritual somente se manifesta para nós nos momentos mais difíceis. Sozinhos não podemos nada, mas com o auxílio do Espírito Santo de Deus tudo podemos. Somente Ele é capaz de nos fortalecer. Tudo podemos n'Aquele que nos dá força! 
Quando o Espírito Santo nos envolve com a Sua graca, de um modo novo Ele vem a nos de maneira nova e ainda não experimentada por nós. Basta dizer com fé e com disposição em obedecer: Vem, Espírito Santo! Não O vemos, mas vemos a Sua ação, que é discreta e invisível, por meio dos resultados. 
Aquela pessoa que, mesmo na tribulação, se mantém firme, está sob a ação do Espírito Santo Paráclito. Ele nos capacita especialmente nas situações muito exigentes, por isso, tudo podemos por intermédio d'Aquele que nos dá força. Não podemos ver a Pessoa de Deus, mas Sua presença não nos é difícil perceber. Não nos preocupemos com coisa alguma! Em todas as dificuldades recorramos a Deus.
Fonte de inspiração de cada Cristão,  a Palavra de Deus reflitam e acompanhem a tv canção nova, vale a pena ressaltar.
 Por:  Jackson Guedes

Nenhum comentário:

Postar um comentário